Receita: sopa desintoxicante

Leave a comment

Nada na vida muda de um dia para o outro. Mesmo quando acontecimentos extremos e repentinos viram tudo de pernas para o ar, da mesma maneira precisamos de um tempo de adaptação para então começar a ajeitar as coisas e tornar o caminho, se não suave, pelo menos normal outra vez.

Por isso hoje resolvi comprar alguns ingredientes e preparar uma sopa detox. Desta maneira posso ir substituindo algumas refeições e fazendo, pouco a pouco, uma limpeza interna.

A receita da sopa, que tem o objetivo também de nutrir fazendo uma limpeza no organismo sem acrescentar muitas calorias ao cardápio, veio de um blog muito interessante, escrito por uma paciente que se submeteu ao procedimento chamado de ‘bypass intestinal‘, cuja autoria é dada ao Dr. Lazarotto. Daí o nome do blog: Diário de uma Lazzarotizada. Um relato sincero e muito interessante sobre a experiência de uma pessoa que passou por uma cirurgia não tão invasiva quanto a retirada de parte do estômago, mas que tem seus contras: como a perda de nutrientes em quantidade exagerada a partir da alta ingestão de água que pode causar sérios problemas e é necessária para a perda de peso após o procedimento cirúrgico. Para quem já pensou na possibilidade de fazer algo assim, acho que poderia ser uma boa ideia investir algum tempo lendo os depoimentos publicados ali.

Super fácil de fazer, o sabor não é muito forte, mas é agradável ao paladar e esquenta o estômago de um jeito gostoso. Com essa história de mudar minha alimentação e o meu estilo de vida como contei no post anterior, Paleo/Primal: mudança de vida, me animei a pesquisar mais sobre receitas, porque existe muito pouco sobre isso em língua portuguesa. Assim, quem estiver me acompanhando e quiser tentar algumas aventuras culinárias saudáveis, pode achar inspiração por aqui.

::::::::

SOPA DETOX

Essa sopa desintoxicante deve ser feita sempre que seja necessário fazer uma limpeza no organismo e compensar calorias. É leve, fácil e rápida de se fazer.

Ingredientes:

1 cebola grande
1 fio de óleo de coco ou um pouco de manteiga ou ghee (manteiga clarificada) para refogar
2 tomates sem pele picados
2 talos de alho poro em rodelas
2 folhas de couve manteiga
1 punhado de salsinha picada
3 talos de cebolinha picada
8 buques pequenos de couve flor
1 beterraba em cubos
2 cenouras em rodelas

Água suficiente para cobrir os legumes

Acrescente a gosto sal, pimenta, coentro, manjericão, alecrim e açafrão. Além de fornecer vitaminas e minerais, as ervas e temperos facilitam a digestão.

Modo de fazer:

Em uma panela refogue a cebola e o alho no óleo de coco ou na manteiga/ghee. Acrescente todos os outros legumes e refogue rapidamente. Junte os temperos e a água. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador. Sirva de morno a quente.

:::::::

Leia também:

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s