Vinagre de maçã: fios extra brilhantes

6 Comments

Nessa minha caminhada por uma vida mais saudável estou tentando eliminar ao máximo os produtos processados e com muitos aditivos químicos. Na hora de comer isso não é tão complicado, mas quando se fala em produtos de higiene e beleza a coisa fica feia.

Há muitos anos conheço as propriedades do vinagre de maçã como agente de limpeza e de brilho para os cabelos. Mas confesso que aqueles vinagres de cozinha normais nunca me convenceram muito pois são pura mistura de químicos e muito pouca maçã. Como a febre pelos produtos orgânicos aumenta a cada dia (thanks god!) resolvi fuçar um pouco e ver se conseguia encontrar um vinagre de maçã natural.

E não é que eu achei? :)

Vinagre de Maçã OrgânicoEstou usando esse da foto: Vinagre Orgânico de Maçã São Francisco. Feito somente de maçãs orgânicas. Não tem conservantes, acidulantes, corantes e todos os “antes” que estamos tão acostumados a ver nos rótulos das embalagens.

Normalmente são mais caros que os outros vinagres, mas como se usa pouco a cada aplicação, vale a pena investir. Eu paguei cerca de R$ 15 na garrafa de 500 ml.

O problema é encontrar em supermercados. Quando isso acontece normalmente os preços são inviáveis. Recomendo comprar na Estação dos Grãos, uma loja em Perdizes que também tem loja virtual no site e entrega via Correios em todo o Brasil (eles possuem uma ampla gama de produtos orgânicos e a granel).

Meus cabelos não são nem lisos e nem crespos. São aquela variante que “não sabe ao certo o que quer ser”. Sempre me deixaram maluca por conta disso e, por anos e anos, escolhi alisar os fios. Fiz todos os tipos de procedimento: escova japonesa, definitiva, temporária, inteligente. Mas com minhas mudanças internas decidi que não queria mais fazer esse tipo de procedimento químico tão forte. Comecei a tratar os fios e eles foram ficando mais hidratados (as doses ultrarápidas de hidratação lançadas nos últimos anos ajudaram bastante), mas eu ainda queria algo mais natural.

Efeito de brilho depois do uso do vinagre de maçã O vinagre foi perfeito. Costumo aplicar uma ou duas vezes por semana, depois que lavo os cabelos e hidrato rapidamente com pouquíssimo condicionador (às vezes dispenso). Coloco um dedo de vinagre em um copo e levo para o banheiro. Depois de tirar bem o condicionador, torço os fios, completo o copo com um pouco de água morna do chuveiro e, com a cabeça inclinada pra trás, jogo a mistura nos cabelos. Costumo não enxaguar depois disso, mas vc pode passar a cabeça rapidamente sob a água pra retirar o excesso.

O cheiro de vinagre fica nos cabelos somente até que ele seque completamente. Como sempre que lavo os fios acabo secando com secador, não tive problemas com isso. O resultado você confere na foto abaixo: um brilho sensacional. E outro efeito que o produto teve nos meus cabelos foi que o fechamento das cutículas acabou deixando os fios bem mais lisos naturalmente. Ou seja, apaixonei pra sempre.

::::::::

Leia também:

Advertisements

6 thoughts on “Vinagre de maçã: fios extra brilhantes

  1. Olá Monica gostei muito de seu site com bastante dicas boas, eu li sobre alcalinizar a água com bicarbonato de sódio e lá vc fala de 1 a 2 gramas para cada 20 litros de água mineral. Cofesso que estou em dúvida por que li em outro blog um comentário que ensina colocar 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para 20 litros de água. O que vc acha? Grata Marilene

    • Oi, Marilene. Acho um pouco exagerado. Mas como eu explico lá no post da água alcalina, tudo depende muito de quão ácida é a água. Por isso para ter certeza das quantidades é preciso em um primeiro momento medir com as fitas de piscina (e se mudar a origem da água, refazer).

      Mais fácil talvez seja usar limão, que é ácido, mas como explico no post, tem efeito alcalinizante no corpo e diminuir as quantidades de bicarbonato de sódio.

      Obrigada por deixar o seu comentário e fico muito feliz em saber que o blog está ajudando de alguma maneira a melhorar a vida das pessoas. :)

      Abs!

  2. Olá pessoal, estava atrás deste vinagre e consegui achar na loja Além do Natural por R$17,90!!!!! Tudo de bom, hj vou usar pela primeira vez amanha venho dizer sobre minha experiência… Bjs

  3. adorando seu site!! muitas dicas uteis. Ja tentei usar vinagre de maça no cabelo e gostei do resultado. Dizem q a ultima enxaguada do cabelo deve ser com agua fria (para ajudar a fechar as escamas do cabelo).

    • Que bom saber que você experimentou e também gostou, Maria! Na verdade, o vinagre já faz o trabalho da água fria. O que eu faço é jogar o vinagre por último, não enxáguo mais, só passo uma água no corpo pra tirar o vinagre que escorreu e pronto. ;-)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s