Receita: geleia de uva de chia

Leave a comment

Uma das partes essenciais de uma mudança de vida está na alimentação. O velho dito “somos o que comemos” é verdadeiro. Se você só come comidas processadas, cheia de açúcar (nem sempre o rótulo mostra que ele está ali, mas ele está), sódio e tantos outros aditivos químicos – corantes, estabilizantes etc, fica complicado ter um organismo que funciona da maneira correta.

Isso porque, para que isso aconteça, precisamos de comida de verdade. Nada que venha dentro de embalagens onde a composição mostre mais do que 3 ou 4 itens. Uma dica: se na lista de ingredientes houver algum que você não sabe o que é, melhor deixar pra lá.

Eu sei. É complicado. Você entra no supermercado e basicamente tudo está dentro de embalagens e possui ingredientes que você nem imagina o que significam. O melhor é na feira ou ir direto para a seção de hortifruti e encher o carrinho com produtos que valem a pena. Nosso país é beneficiado com um ótimo clima o que nos garante uma variedade enorme de frutas, legumes e verduras deliciosos.

Pra ajudar a fazer escolhas mais legais, as receitas do blog incentivam a troca de ingredientes. Deixando tudo mais saudável, mas também gostoso. :)

Hoje vou falar sobre uma receita que adoro, super fácil e que pode ser usada como complemento em diversas ocasiões: a geléia de chia. Minha preferida é a de uva, porque não leva gelatina. É chia e suco orgânico de uva. Ponto.

Pra fazer cerca de 300g, misturo 4 colheres de sopa de sementes de chia com 200 ml de suco de uva (o orgânico, sem adição de açúcar). O truque está em deixar descansando alguns dias. Pode ser dentro da geladeira mesmo. Mexa de vez em quando para que fique bem homogêneo. Adoço com sucralose, mas você pode usar o adoçante que achar melhor.

A chia absorve o suco e vira um gel. Fica com consistência de geléia mesmo. Quanto mais tempo passa, mais gostosa fica.

Bonita de ver, gostosa de comer.

Bonita de ver, gostosa de comer.

Hoje comi um iogurte grego light da Vigor (que tem pouquíssimas calorias e baixos teores de lactose e carboidratos) com uma colher de chá bem cheia da minha super geléia. Fica delicioso.

Mas também dá pra usar como cobertura, passar no pão, colocar na sala de frutas. Você decide. E bom apetite!

A versão do iogurte grego light da Vigor é a que tem menos calorias e carboidratos. Levinho, é aliado de qualquer reeducação alimentar.

A versão do iogurte grego light da Vigor é a que tem menos calorias (49 no potinho de 100 g) e carboidratos, além de baixo teor de sódio. Levinho, é aliado de qualquer boa reeducação alimentar.

Misture um potinho de iogurte com uma colher de chá cheia da geléia. Nhac!

Misture um potinho de iogurte com uma colher de chá cheia da geléia. Nhac!

Atualização:

Não é mais tão complicado encontrar chia para comprar. A maioria dos supermercados vende na área de alimentos naturais. Ela ainda é um pouco cara, então eu compro a chia a granel em uma loja on line de que já falei aqui: a Estação dos Grãos. Eles enviam para todo o Brasil e quase o sempre o valor compensa. Aproveito pra comprar outros produtos, como o vinagre orgânico de maçã que uso em meus cabelos.

A linda Alyce Takai também me perguntou qual o suco de uva que usei e foi esse aqui da Casa Madeira. Muito bom mesmo.

Produzidos na região do Vale dos Vinhedos, o suco de uva orgânico Casa Madeira não tem açúcar, mas nem precisava.

Produzidos na região do Vale dos Vinhedos, o suco de uva orgânico Casa Madeira não tem açúcar, mas nem precisava. Uma delícia! #nãoéad

::::::::

Você também pode se interessar:

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s