Tênis Nike desmancha em 6 semanas de uso leve

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Nem só de notícias boas é feita a vida e, infelizmente, uma marca que era uma de minhas favoritas me decepcionou muito. Estou falando da Nike.

Há cerca de seis meses comprei um modelo da marca para minhas caminhadas, mas comecei a usá-lo somente um mês e meio atrás, quando comecei a fazer exercícios físicos.

Como fazia anos que não praticava nenhuma atividade, comecei de maneira suave, em sessões de menos de uma hora, 3 vezes por semana. Mesmo tendo aumentado gradativamente a quantidade de dias, a intensidade era de iniciante. Nada de corridas, nada de aventuras ousadas, nada de terrenos difíceis.

Não sei vocês mas eu quando compro um tênis que se nomeia de qualidade espero que ele dure pelos menos um ano sendo usado de maneira razoável. Mas depois de seis semanas de caminhada, ou um mês e meio, o estado do meu Nike era esse das fotos abaixo.

Tenis Nike desmancha depois de apenas 1 mês e meio de uso leve

Tenis Nike desmancha depois de apenas 1 mês e meio de uso leve

Tenis Nike desmancha depois de apenas 1 mês e meio de uso leve

Tenis Nike desmancha depois de apenas 1 mês e meio de uso leve

Enviei uma mensagem ao SAC da Nike que me respondeu com uma mensagem padrão, falando para que eu levasse o tênis na loja onde comprei para uma avaliação técnica e, se fosse encontrada evidência de defeito de fabricação, eu seria ressarcida desde que levasse a nota fiscal junto.

Em primeiro lugar, como um funcionário de loja teria a competência para avaliar esse tipo de informação que provavelmente necessitaria da opinião de um técnico especializado? E se eu tivesse recebido o tênis como presente, como teria a nota fiscal do mesmo? Fora isso, o que a loja tem a ver com toda a história? Que marca multinacional coloca nas mãos de um terceiro sem capacitação uma avaliação que pode comprometer a opinião, tão importante, de seus consumidores?

Levando-se em consideração que ainda nem comecei a correr – o que deve submeter o par de tênis acima a um esforço muito maior do que vem sofrendo até agora – recomendo que vocês pensem bem antes de adquirir um calçado Nike para correr, ou até mesmo para caminhar.

Eu provavelmente farei isso em todas as próximas compras e acho bem difícil que volte a comprar algo da marca. Que pena.

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10 thoughts on “Tênis Nike desmancha em 6 semanas de uso leve

  1. Mo, passe sempre longe de Nike, Adidas ou qualquer outra marca que não seja Asics ou Mizuno em tênis para correr. Esses dois, além de serem feitos com uma preocupação extra com a saúde e membros dos corredores, tem uma durabilidade que justifica o preço. Meu Nimbus 10 já tem tanto tempo de vida e continua intacto que vou acabar trocando por um novo pelo amortecimento deteriorado, o que normal quando você corre bastante ou usa o mesmo tênis por muito tempo.

    • Pois é, Dani, acabei aprendendo da maneira mais dura. Mas agora não tem mais erro. O Mizuno Be que comprei está se mostrando sensacional (e ele é do estilo minimalista, nem tem amortecimento). Estou adorando. ;-)

  2. O pior é q a gente paga uma “baba” pelo produto, confiando q está fazendo um bom negócio, porém, qdo precisamos de ajuda para a solução de um problema supostamente simples, ficamos completamente desamparados… Absurdo!! :(

    • Acho que o grande problema de empresas como a Nike é a fabricação em grande escala sem se preocupar com qualidade, Má. Pra eles o tênis não custa quase nada, feito na China com exploração de mão de obra praticamente escrava. O duro é, como vc disse, pra gente que paga caro e não pode ficar trocando de tênis de 2 em 2 meses… Um absurdo mesmo! :(

  3. Comprei um tênis da Nike também, em meados de março/2011.
    Corria esporadicamente, mas ele começou a rasgar no meio deste ano. Achei que até durou comparado ao seu caso, Mo. Mas o problema é que paguei relativamente caro (mais de R$350,00) p/ um produto que se somar, acho que não passou de 200km corridos.

    Sobre o serviço de atendimento aqui no Brasil, é realmente vergonhoso. As lojas não tem vontade de querer ajudar o cliente mesmo. Pra efeito de contraste, comprei uns tênis ano passado em Miami, só depois, no hotel vi que ficou apertado (na hora da compra não achei apertado). No dia seguinte, levei o par na loja tranquilamente e os atendentes até lembraram de mim e mostraram todos os modelos disponíveis pelo mesmo preço, já que o modelo que comprei era o último de todo o estoque (e eu não sabia! rs).

    Enfim, meu próximo tênis de corrida deve ser um Asics ou Mizuno. Eles são mais caros mas vou tentar comprar um em breve! =)

    • Pois é, Leo. O que me surpreende é que marcas globais como a Nike não se preocupem com o consumidor brasileiro como acontece lá fora. Afinal já somos um mercado bastante grande para a maioria dessas empresas. Isso me deixa chateada. Como eu disse em outros comentários, vou acabar comprando não somente tênis de outras marcas, mas roupas esportivas também.

      Sim, tenho vários amigos que correm, usam Asics e gostam muito. =)

      E bora correr, né? Azar da Nike.

  4. Olha, já passei por problemas semelhantes com Adidas e Reebok. A resposta é a mesma, que o tênis seja levado à loja onde foi comprado. Isso é praxe. A partir daí é que eu acho que houve falha no email enviado pela Nike. Eles deveriam explicar que na loja a pessoa responsável irá analisar o problema, e caso não tenha condições de avaliar o problema, ou não seja evidente a falha de fabricação (aos olhos dele), o tênis será enviado à Nike, para que a análise seja feita. E é exatamente assim que funciona. Das vezes que tive problemas, uma delas foi resolvido na hora, a outra, o tênis foi enviado à fábrica e foi autorizada a substituição do tênis.

    No caso da Nike, me parece que o tênis tem que ser levado junto com a caixa (não sei se isso procede, mas foi o que eu sempre ouvi falar) além da NF de compra.

    • Pois é, Regis… Mas e se, como no meu caso, não tenho mais a nota fiscal? Comprei há vários meses, mas só comecei a usar 6 semanas atrás quando iniciei minhas caminhadas. E se fosse presente? Caixa também não tenho mais. Comprei em uma multimarcas. Fora que é o único tênis que tenho. Estou extremamente chateada. A marca era uma de minhas favoritas, inclusive para a compra de roupas de treino. Agora irei repensar para compras futuras. O que se pode pensar de um atendimento como esse? :(

      • É, depois de umas e outras que engoli o prejuízo, aprendi a guardar NF de tudo. Já joguei coisa nova (e que não custou barato) no lixo por não ter NF. Infelizmente esse tipo de política de relacionamento com o consumidor é praticamente padrão. A gente que se vire. De todas essas marcas “boas” de roupas, tênis e acessórios esportivos, a Nike é a que eu mais confio, ou que menos desconfio. É pra ficar chateada mesmo, você tem razão. Visto todo o quadro, já pensou em Reclame Aqui, ou serviços do tipo? Já recorri ao Reclame e teve resultado. Vai que…. (: sorte!!

      • Sim, o consumidor que se lasque é meio que regra geral mesmo aqui no Brasil. Nos Estados Unidos se você chegar com produto estragado na loja da marca os caras trocam na hora, nem precisa ter caixa, nota fiscal, nada. O brasileiro é muito bundão, deixa passar um monte de coisas e as empresas abusam. O Reclame Aqui é uma boa ideia. Thanks!

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