Chute o pau da barraca de olho na taxa metabólica basal

Leave a comment

Nas fotos de fim de semana do Instagram se vê o quanto as pessoas estão – ou não – comprometidas com o desejo de emagrecer e ter uma vida saudável.

Infelizmente só desejar não funciona.

Eu sei bem disso. Ontem, por exemplo, deveria comer perto das 1000 calorias (o que é preciso para que eu consiga continuar emagrecendo) e tudo estava indo bem até que eu devorasse dois pacotinhos de bolacha pit stop. Lá se foi o total para 1500 – que pode parecer pouco para muitos, mas para mim e minha taxa metabólica basal abaixo do subsolo é praticamente um pé bem pisado na jaca. Principalmente em um domingo em que não fiz exercícios…

A taxa metabólica basal (TBM) é o número de calorias que cada pessoa gasta para existir, sem fazer nenhum tipo de esforço que não seja respirar e realizar o funcionamento básico dos órgãos. É a partir dela que se pode dizer, com certeza, quantas calorias é preciso ingerir e quantas gastar para perder ou ganhar peso.

Existem médias baseadas em peso e altura, que se vê muito nas calculadoras de queima de calorias encontradas na internet. Mas como sabemos, cada pessoa é um ser único: duas pessoas com mesma idade, sexo, peso e altura provavelmente terão metabolismos energéticos diferentes. Se você quiser arriscar um número aproximado, recomendo essa calculadora de TMB.

Calculadora web da taxa metabólica basal

Para saber com maior segurança como funciona o seu metabolismo basal existe um exame chamado calorimetria. Realizado em consultório, dura aproximadamente 20 minutos, e é totalmente indolor. O paciente precisa estar em repouso, em ambiente calmo e completamente relaxado. Além disso, o consumo de alimentos, atividade física intensa e estimulantes como o café devem ser evitados algumas horas antes do exame, pois podem elevar o metabolismo. Após a colocação de um clipe nasal (para impedir que o ar expirado saia pelas narinas), se respira por um bocal que leva o ar diretamente ao aparelho que mede a quantidade de oxigênio eliminada. Os dados são inseridos em um programa de computador, que irá fornecer a taxa metabólica basal em kcal/dia.

Como é o exame de calorimetria

A boa notícia é que o número não é uma sentença de morte. Ao realizar atividade física e manter uma dieta com as quantidades ideais de vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais, o metabolismo se regula, acompanhando a melhora da saúde do organismo. E quando você ganha músculos seu corpo precisa de mais energia para se manter, o que faz com que se gaste mais calorias. Por isso os médicos indicam que o exame seja refeito com intervalos de seis meses até que o peso e a alimentação estejam equilibradas.

Se você chutar o pau da barraca, como eu fiz, e souber sua taxa metabólica basal fica mais fácil consertar o estrago, pois sabe exatamente o quão funda foi a enfiada de pé na jaca e quanto terá de suar nos dias seguintes.

::::::::

Leia também:

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s