Correr na chuva: sim, você pode!

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Você acorda animado ou sai do trabalho com aquela vontade de correr e… está chovendo. Mas isso não é motivo para desanimar. Correr com o tempo chuvoso só não é recomendado para quem está doente ou se a tempestade vier acompanhada de raios – o que pode trazer risco de vida ao praticante.

Fora isso, pode ser um bom treino para provas em que fechar o tempo. Eu mesma tomei uma bela chuva quando corri, alguns anos atrás, a primeira edição da Fila Night Race (que naquela época ainda chamava Fila Night Run). Lembro que os pingos começaram fraquinhos, na largada, e quando acabei e fui pegar a medalha pensei: “puxa, que chato isso, não podia ser pior”. Nesse exato momento ouvimos um trovão e a chuva, que estava normal, virou uma tempestade – daquelas que alagam São Paulo. A corrida, para quem não sabe, é noturna e como eu não esperava tomar chuva (nunca tinha acontecido antes), voltei pra casa pingando (mesmo).

Mas você não precisa passar o mesmo aperto que eu passei. Veja algumas das recomendações de especialistas para enfrentar a chuva sem medo e voltar pra casa são e salvo (e SECO! rsrsrs):

  • Fazer o aquecimento é ainda mais importante pois a temperatura corpo normalmente fica mais baixa quando se está molhado;
  • Escolha terrenos mais regulares, como asfalto, e evite fazer rotas desconhecidas, assim você diminui o risco de pisar em poças que podem esconder buracos ou tropeçar em obstáculos inesperados;
  • Use um boné/viseira para proteger os olhos da chuva e evitar uma inclinação do corpo acentuada para frente durante a corrida. Isso evita dores de coluna causadas por má postura;
  • Vista meias apropriadas para evitar o aparecimento de bolhas e use vaselina/lanolina nos locais onde elas se formam com mais facilidade pois o atrito com os tênis molhados é maior;
  • Se tiver um agasalho corta-vento (já falei sobre isso aqui no blog) use para evitar molhar as costas e o peito. Os melhores muitas vezes têm capuz para proteger a cabeça e o pescoço;
  • Leve uma roupa seca para vestir depois do treino. Ficar com a roupa úmida por muito tempo depois que o corpo desaquece, tomando vento ou passando frio, pode causar resfriados;
  • Em casa, coloque pedaços de jornal amassado dentro dos tênis para que sequem melhor e mais rápido.

Muita gente acredita que correr na chuva debilita o sistema imunológico, mas pesquisas provam justamente o contrário mostrando que a queda na temperatura do corpo aumenta a atividade das células de defesa do nosso organismo.

Para manter a imunidade em alta nada melhor do que uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais, aliada aos exercícios físicos regulares.

Violeta, com sua capa de chuva estilosa que dei pra ela: pra não perder as caminhadas diárias com sua mãe Natali Zarth, a autora da foto.

Violeta, com sua capa de chuva estilosa (eu que dei!): pra não perder as caminhadas diárias com sua mãe Natali Zarth, autora da foto. Conheça os belos retratos feitos por ela clicando aqui.

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