Monitor cardíaco, esse lindo

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Sem ele também é possível fazer atividade física, melhorar o condicionamento e perder peso. Mas quando o monitor cardíaco (ou frequencímetro) está na jogada, tudo fica muito mais eficiente. Resultado: você alcança seus objetivos com mais rapidez e menos sofrimento.

O funcionamento desse aparelhinho mágico é super simples: uma faixa presa abaixo do peito monitora os batimentos cardíacos (heart rate) e nos informa, no relógio de pulso que acompanha o kit, se estamos dentro do percentual de esforço que precisamos manter. Por exemplo, se você tem como objetivo emagrecer e – para isso – sua frequência cardíaca deve estar entre 70% e 80% de seu máximo, o frequencímetro mostra se você está ou não dentro dessa faixa de esforço.

Os modelos vão desde os mais básicos até os super tops, que possuem GPS, fazem back up automático de informações e permitem monitorar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, mesmo com treinos diferentes. Os preços variam na mesma curva: é possível encontrar modelos entre R$ 300 e R$ 2500. Meu objeto de desejo é uma dessas super máquinas da Garmin ou da Suunto, mas por enquanto eles só aparecem nos meus sonhos. :)

O meu é um dos mais simples da Polar, mas cumpre o seu papel. Tenho há muitos anos (desde quando corria, provavelmente séculos atrás…), ultimamente anda dando umas enlouquecidas (tá ficando velho, tadico), mas normalmente não me deixa na mão. Mede frequência cardíaca, se estou dentro da zona de esforço, calorias gastas, tempo e faz as vezes de relógio.

Esse é o meu. Simples, um dos modelos mais baratos da Polar. Quem sabe um dia eu consigo ter um mais top! :)

Kit de faixa de peito e relógio de monitoramento. Simples, um dos modelos mais básicos (e baratos) da Polar. Quem sabe um dia eu consigo ter um modelo mais top!   :-)

Durante as primeiras seis semanas de treino, não usei. Queria voltar devagar, sem estresse, e sei que quando coloco o bichinho no corpo não paro de olhar os números. Agora que já estou melhor condicionada, ele é meu grande parceiro nas caminhadas mais longas, quando preciso manter os batimentos na zona de perda de gordura. Eu corro ou caminho rápido conforme o apito do monitor.

Logo no primeiro dia em que comecei a usar foi batata: me cansei menos e o treino rendeu muito mais. Isso acontece porque, como ele se baseia no seu condicionamento cardíaco, você não se esforça nem menos e nem além do que precisa.

Se a ideia é melhorar a performance e a eficiência, acredito que esse seja um dos melhores investimentos que se pode fazer.

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