De olho nos rótulos

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Porque é importante ler com atenção aos rótulosA frequência tem melhorado com o passar dos anos, mas fazer com que as pessoas leiam os rótulos dos alimentos e – mais importante – compreendam o seu conteúdo ainda é difícil a menos que se sofra de alguma restrição séria na alimentação e já se esteja familiarizado com os termos utilizados pelo mercado alimentício.

Quando se está em processo de emagrecimento ou existe uma preocupação com a qualidade da dieta, conhecer as propriedades dos alimentos que se consome é essencial para não errar na hora das compras.

Estudo feito por cientistas da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, mostra que seria mais fácil prevenir a obesidade se as pessoas consultassem e entendessem as informações de composição dos alimentos presente nos produtos. Os dados utilizados são de uma mostra da população americana e se referem principalmente às mulheres: as consumidoras que prestam atenção às informações presentes nos rótulos pesam cerca de 4 quilos a menos do que as que não se preocupam com isso.

Algumas dicas podem ajudar bastante a fazer escolhas mais saudáveis na hora de abastecer a despensa e a geladeira:

  • O primeiro ingrediente no rótulo é o que está presente em maior quantidade no produto, ou seja, se esse ingrediente for açúcar ou sódio pode não ser uma boa ideia colocar o item no carrinho (você quer manter a boa forma ou continuar emagrecendo, não quer?);
  • Mesmo que açúcar e sódio não sejam os principais ingredientes fique de olho nas quantidades dessas substâncias em cada porção de alimento informada no rótulo. O açúcar é conhecido por ser inimigo número 1 das dietas de emagrecimento e pode vir disfarçado de sacarose, mel, melaço, entre outros. Já o sódio é o principal responsável pelo acúmulo de líquidos no corpo sem necessidade;
  • Quando um alimento possui em sua composição mais de 10 ingredientes ou muitos deles você nem imagina o que significam existe uma grande chance de que a escolha não seja saudável;
  • Cuidado ao olhar os valores nutricionais no rótulo pois eles não correspondem ao alimento todo. Normalmente são informados os valores para as porções mais comuns usadas em casa (xícaras, colheres de sopa, fatia etc.) em gramas ou mililitros. Um pacote ou uma embalagem pode conter de 3 a 10 porções do alimento. Se você ingerir tudo, terá de fazer as contas para multiplicar as calorias pelo número de porções que comeu;
  • Fuja das gorduras trans, presentes na maioria das margarinas, sorvetes, bolachas e salgadinhos, que aumentam o risco de se ter problemas cardíacos;
  • Quanto maior o valor em % de fibras alimentares no produto, melhor. Ter uma alimentação rica em fibras ajuda no funcionamento do intestino e dá mais saciedade. Resultado: você come menos e não sente fome.

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