Sem tempo perdido: repita um mantra

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Eles são tradicionais quando se pensa em espiritualidade, mas os mantras podem ajudar a melhorar a vida de qualquer pessoa – mesmo daquelas que não seguem uma religião.

Isso acontece porque pensar (ou falar) uma frase repetidamente nos coloca em um estado automático que reduz as ondas cerebrais, esvazia a mente do turbilhão de pensamentos que passam a cada minuto por nossa cabeça e traz uma sensação de relaxamento profundo. A palavra mantra já diz muito: tem origem no sânscrito e significa controle da mente (Man mente, Tra controle).

O poder dos mantras não é uma novidade para os cientistas e médicos. Em meados dos anos 1980, por exemplo, quando quase não existia esperança para pacientes portadores do vírus HIV, mantras foram usados com sucesso para aliviar dores e estresse, mas também reduziram impaciência e acessos de raiva.

Ao contrário da  meditação tradicional, cuja prática necessita sentar-se em um lugar calmo para esvaziar a mente por cerca de 20 minutos, a repetição de mantras pode ser feita em qualquer lugar, a qualquer momento, pelo tempo que se tiver disponível.

Não é preciso acreditar em nada. Não é necessário nem saber o significado das palavras, o resultado, isso também foi demonstrado nos estudos, é o igual, mesmo quando não se sabe o que o mantra significa. Apenas siga os seguintes passos:

  • Escolha um mantra curto de que você goste e de fácil memorização. Gandhi tinha o famoso Rama Rama, mas existem vários (a grande maioria de origem sânscrita): +Om mani padme om, +Om nama Shivaya, +Om Shantih Shantih Shantih. Os especialistas indicam que se escolha um dos mantras considerados já tradicionais, independente da fonte religiosa ou espiritual, porque a ancestralidade e os criadores já os eternizaram como sagrados (e as pesquisas mostraram que funcionam melhor do que outros mantras inventados pelos participantes dos estudos);
  • Depois de escolher o mantra, não troque mais;
  • Pratique de preferência em silêncio, repetindo o mantra mentalmente, focando seus olhos em algum ponto no seu campo de visão (isso ajuda a não ficar deslocando o olhar para tudo que se movimenta ao seu redor);
  • Esqueça um pouco o celular e use o intervalo entre atividades ou períodos considerados perdidos para repetir o mantra. Não tem desculpa: tem as filas que pegamos para quase tudo nos dias de hoje (banco, supermercado etc.), a espera no ponto de ônibus, na sala de espera do médico/dentista etc. Você pode praticar enquanto faz outra atividade que não requer atenção extrema, como lavar louça, arrumar a cama, tomar banho;
  • Use a prática para diminuir maus hábitos como comer fora de hora ou beliscar por ansiedade, fumar ou beber. Tente repetir o mantra alguns minutos quando se sentir prestes a cair em tentação. Estudos revelam que 95% das mulheres saudáveis encontram na comida fuga ou compensação para compensar emoções ruins e com isso acabam engordando.

O vídeo abaixo, da tevê da Universidade da Califórnia, é uma palestra com a PhD Jill Bormann, do Sam and Rose Stein Institute for Research on Aging, responsável por um dos estudos feitos sobre o uso da repetição de mantras para controle de quadros de estresse e fonte para o post.

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