Melhore o rendimento com música

2 Comments

© Agustina Guerrero

© Agustina Guerrero

O poder que a música tem de isolar o nosso pensamento é um velho conhecido dos tempos modernos e seus ruídos indesejados. Usamos para relaxar no caminho do trabalho, para descansar nos momentos de lazer, para dançar até o sol raiar e chacoalhar o esqueleto – e muitas vezes também na rotina de exercícios físicos.

Além de toda a sensação de prazer que é capaz de proporcionar, estudo publicado na Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, do pesquisador Marcelo Bigliassi, mostrou que a música também pode melhorar o rendimento dos corredores quando utilizada com base em seu ritmo ou, mais especificamente, no número de batimentos por minuto (bpm).

Não existe estilo predeterminado, o importante é escolher músicas cujo ritmo, se não for possível medir os bpms, seja parecido ao número de passadas que se dá por minuto. Para descobrir o seu, conte durante um minuto cada vez que pisar com o pé direito no chão e depois multiplique por dois.

Segundo o especialista, para uma corrida de maior intensidade uma variação média de 120 a 145 bpm é o ideal, entre 115 e 125 para caminhar em velocidade moderada e até 100 bpm para caminhar em ritmo leve. O segredo está em escolher melodias que, quando se ouve, dão um gás a mais para continuar.

Para quem está se perguntando como descobrir o ritmo de uma música, sim, já existem aplicativos de celular para medir bpms. Um deles é o BPM, para iPhone (também funciona no iPad). Para celulares com sistema Android há o Live BPM.

Gasparian: campeão na iTunes Store brasileiraExistem milhares de playlists prontas para download disponíveis no iTunes para facilitar a vida de quem não tem tempo para ir atrás de músicas. Eu, pessoalmente, indico os podcasts do DJ Ronaldo Gasparian, alguns deles produzidos especialmente para manter o ritmo na corrida – os já famosos running sets com 128 bpms fixos. Esse luxo ainda é gratuito: você pode baixar pelo iTunes ou diretamente em mp3 na página oficial dele.

Então escolha a sua seleção, aperte o play e acelere o passo!

::::::::

Leia também:

Advertisements

2 thoughts on “Melhore o rendimento com música

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s