Porque a musculação é tão importante

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Muita gente ainda acredita que fazer exercícios de força ou musculação não emagrece. Nada está mais longe da verdade. Exercitar de forma correta os músculos do corpo faz com que se gaste mais calorias em tudo o que se faz. Gasta-se mais inclusive quando não se está fazendo nada.

Essa queima maior de energia causada pela aceleração do metabolismo basal acontece porque os músculos gastam muito mais calorias do que a gordura. Enquanto 1 gr de gordura gasta 2 calorias para existir, 1 gr de músculo gasta 9. O que significa que quanto mais músculos e menos gordura o corpo tiver,  mais fácil será para emagrecer (se você toma cuidado com o que e com quanto come, claro).

músculos versus gordura

Músculos são muito mais densos que gordura, ou seja, ocupam menos espaço com o mesmo peso. Na foto acima: 10 kgs de gordura versus 10 kgs de músculo.

Os benefícios não são apenas esses. Eles têm a ver com saúde também, com uma vida mais ativa e um corpo que realiza os movimentos necessários para que se “funcione” melhor. O agachamento, por exemplo, trabalha a musculatura responsável por nos sentarmos e levantarmos com firmeza e rapidez. Quando seus músculos estão saudáveis e fortes fica mais fácil realizar as tarefas do dia a dia: subir escadas, abrir portas, segurar sacolas, ficar de pé etc.

Além disso, os músculos são os responsáveis por estabilizar os movimentos do corpo, segurando os ossos e os órgãos internos. Para quem corre, por exemplo, um estudo publicado por pesquisadores da Calgary University, no Canadá, diz que a falta de fortalecimento muscular da região do quadril é a principal causa de lesões nos joelhos e abaixo deles sofridas por corredores. Os músculos dessa região são responsáveis pela estabilização das pernas durante a corrida. Se estão enfraquecidos ou ficam fatigados facilmente, o controle da perna é menor e o risco de se machucar aumenta. Até mesmo problemas como a tendinite de Aquiles e dores na sola do pé têm muito mais a ver com músculos fracos do que do que com quantos quilômetros o atleta corre segundo a pesquisa.

A boa notícia é que os resultados acontecem mesmo quando os exercícios musculares são realizados fora da academia, com nenhum ou muito pouco equipamento, usando o próprio corpo como peso. Ou seja, todo mundo pode fazer. Não tem desculpa.

Nem sempre o que se vê no visor da balança é fiel ao que se percebe no espelho.

Posso servir de exemplo: durante aproximadamente 6 meses caminhei no parque e fiz agachamentos em casa. Até lancei aqui a ideia dos 100 agachamentos por dia como forma de melhorar ou manter a boa forma. Os resultados (nos números bem precisos de minha segunda desintometria de massa corporal total) chegaram ontem: redução de 2 kgs na balança. Melhor: foram embora 3,1 kgs de gordura e ganhei 1,5 kg de massa muscular.

Nem sempre a balança é sua melhor amiga na hora de falar sobre as boas transformações que estão acontecendo no seu corpo. É preciso avaliar a troca de massa gorda por massa magra, as medidas, fatores muito mais importantes do que o valor no visor da famigerada medidora de peso.

Então anime-se e tire a responsabilidade pelo seu bem-estar físico das mãos de outras pessoas. Você pode, sim, começar hoje a melhorar a imagem que vê no espelho.

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