Dormir bem privilegia queima de gordura, diz estudo

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Dormir bem é um dos pontos mais importantes quando se busca saúde e também quando se quer emagrecer. Nada novo até aí. Todo mundo sabe dos benefícios do sono.

A novidade está em um estudo da University of Chicago, nos Estados Unidos, que mostra que, além de ajudar no processo de emagrecimento, uma boa noite de sono pode eliminar gorduras, não somente peso.

Explica-se: independente da qualidade do sono, o peso perdido durante a noite normalmente é igual.  Porém, nos participantes da pesquisa que dormiram de forma adequada mais da metade do peso eliminado durante a noite foi de massa gorda, ou seja, de gordura.

Aqueles que dormiram mal também sentiam mais fome no dia seguinte. Isso acontece porque quando o sono não tem qualidade o corpo produz uma quantidade maior do hormônio grelina, responsável por disparar a sensação de fome, fazer o corpo armazenar gordura e reduzir o nível de gasto energético.

A pesquisa foi realizada em dois períodos de 14 dias, sempre com a mesma quantidade de calorias ingeridas (1450/dia) e gastas (caminhadas e exercícios leves). Durante as primeiras duas semanas, os participantes dormiram cerca de 7 horas e 25 minutos. Nas duas últimas, 5 horas e 14 minutos.

Nos dois períodos o peso perdido foi igual: cerca de 3 kgs. A grande diferença foi na quantidade de gordura na composição do peso perdido. Durante o período de sono mais longo dos 3 kgs  eliminados 1,7 kgs foi de gordura, o restante de massa magra, ou seja, de músculos. Já ao final dos dias em que o sono foi mais curto apenas 600 gramas do peso eliminado era de gordura e todo o restante, 2,4 kgs, era de músculos.

Dormir bem ajuda a eliminar gordura corporal.

Dormir bem ajuda a eliminar gordura corporal.

Estudos à parte, eu mesma tenho reparado que depois que voltei a dormir mais e, por consequência, melhor, nos horários certos, a queima de gordura se acentuou. Nosso corpo é uma máquina perfeita, mas é preciso que a usemos da forma correta para ter os melhores resultados. Pode ser difícil no começo, porque acostumamos com outros horários mas sempre dá para reprogramar o organismo – ir dormir mais cedo, despertar mais cedo – como a natureza pede, não é mesmo?

Fonte: Health Research Report

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