Receita: barra de cereais natural caseira


Eu sei. Tem um monte de barras de cereal pra comprar prontinhas no mercado. Mas a verdade é que, por mais naturais que elas possam ser, nunca serão tão saudáveis quanto aquelas em que você coloca ingredientes escolhidos a dedo, orgânicos, frescos, sem aditivos como corantes, aromatizantes, espessantes etc. Ou seja, nunca serão aquelas que fazemos nós mesmos, em nossas queridas e familiares cozinhas.

Procurei por várias receitas e a que mais gostei foi essa, originalmente publicada no blog Barra de Cereal. Você pode variar, combinar novos sabores, fazer experiências criativas. Existem tantas possibilidades!

Anote os ingredientes:

  • 1 ½ xícara de chá (135g) de grãos de aveia prensados ou flocos
  • ½ xícara de chá (70g) de amêndoas
  • ½ xícara de chá de sementes de chia
  • ½ xícara de chá de mix de sementes de girassol, sementes de abóbora e gergelim
  • ½ xícara de chá de ameixas secas (+ ou – 11)
  • ½ xícara de chá de uvas passas pretas
  • 5 colheres de sopa de melaço ou mel
  • Canela a gosto (como eu adoro, coloquei um tanto)

Pique as ameixas em pedaços bem pequenos. O ideal é que elas estejam bem moles, quase desmanchando. Se estiverem muito secas, hidrate por cerca de 10 minutos mergulhando-as em um pote de água. Se tiver processador de alimentos, bata até obter uma pasta. Eu usei o meu mixer e acabou tendo um efeito parecido. Junte o mel ou melaço. Eu fiz o meu melaço com açúcar demerara (feito da cana de açúcar e não refinado) derretido em banho-maria.

Em outro pote, pique bem as amêndoas, acrescente as sementes, a aveia, as uvas passas e a canela. Misture bem. Junte a massa de melaço e ameixas. Misture de novo. Coloque papel vegetal (ou papel manteiga) em uma forma retangular de cerca de 10 cm x 20 cm. Distribua a pasta, cobrindo o fundo da forma. Para alisar e deixar uma camada de altura mais uniforme, prense com as costas de uma colher.

Leve ao forno por 20/25 minutos (ou até que a superfície fique dourada) em temperatura de 160ºC. Dê uma olhada de vez em quando porque cada forno é um forno. Retire a forma e deixe esfriar por alguns minutos. Se você cortar as barras antes que estejam frias, elas vão desmanchar. Por isso, paciência.

Depois de prontas, guarde em um recipiente fechado na geladeira por até uma semana. A receita rende de 4 a 6 barrinhas. Cuidado pra não comer tudo de uma vez porque elas são saudáveis mas calóricas, ok?

Fiz também uma outra versão sem tantas sementes usando aveia em flocos, bananas – duas secas picadas, duas maduras amassadas, uva passa e chia. Ficou ótima.

Animou fazer a sua versão? Depois vem contar como ficou! :)

::::::::

Leia também:

 

Advertisements